6 de jun. de 2011

Professor de Yale acusa bolha em setor imobiliário brasileiro - FELIPE VANINI BRUNING COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Bem, não vou comentar muito esta matéria, apenas dizer que Robert Shiller é criador do índice Case-Shiller, que é o índice que mede o valor real do preço dos imóveis nos USA com série histórica anterior a 1900. Ele previu a bolha americana.

Professor de Yale acusa bolha em setor imobiliário brasileiro

FELIPE VANINI BRUNING
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Da Folha de São Paulo
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/924944-professor-de-yale-acusa-bolha-em-setor-imobiliario-brasileiro.shtml

O professor Robert Shiller, do departamento de economia da Universidade Yale (EUA), alertou nesta sexta-feira para a eventual formação de uma bolha imobiliária no país.

Segundo ele, a especulação dos investidores e a prosperidade atual da economia contribuem para uma supervalorização dos imóveis.

Ações por problemas em aluguel atingem menor nível para abril
Bancos buscam formas de tornar título imobiliário atrativo

"Nos EUA, mesmo após o estouro da bolha imobiliária, tivemos um boom dos imóveis na cidade de San Francisco, que subiram até 20%. Não é difícil acreditar que o mesmo esteja ocorrendo no Brasil", afirmou, durante participação no Congresso Brasileiro de Aço, em São Paulo.

Pouco antes, em sua apresentação, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, dissera "que é importante que o mercado de crédito avance no setor imobiliário".

PRÉ-SAL

Shiller também apontou que o Brasil deve tomar cuidado para não basear seu crescimento apenas nas novas reservas de petróleo. "Os EUA tiveram a sorte de encontrar petróleo muito cedo, nos anos 1850, mas o que deve ser analisado é em que medida seu crescimento dependeu disso", afirmou.

Para ele, o Brasil tem de aproveitar esses recursos para realizar uma expansão em outros setores produtivos. "O México pensava que sanaria seus problemas economicos quando encontrou reservas de petróleo nos anos 1970, mas isso acabou não ocorrendo", afirmou.

Nenhum comentário: