10 de jan. de 2011

Comentário interessante publicado no blog - Comparação entre USA x Brasil

Colegas do blog,

Estou voltando de férias e após uma semana sem postar nada resolvi divulgar este comentário do leitor Marcio publicado no texto sobre a bolha imobiliária brasileira. Ele faz uma interessante comparação entre o que ocorreu antes do estouro da bolha nos Estados Unidos e o que está ocorrendo aqui. Serve para corroborar a tese de que estamos numa bolha e para mostrar que, tal lá como cá, todos que defendem a tese da bolha imobiliária sofrem tentativas de desmoralização e ridicularização.

Grande abraço

Marcio disse...

Engracado... leio os comentarios e escuto exatamente o que foi dito aqui nos Estados Unidos. Em miami aonde eu moro... era a mesma ladainha que os imoveis nao vao baixar, etc...

entre 2006 e 2008 nao soh baixou... despencou...

eu comprei a minha casa em 2008 por 300 mil dolares que foi comprada pelo dono anterior por 460 mil... hoje eu ainda perdi algum dinheiro pois a minha casa vale depois do ajuste final do mercado cerca de 250 mil dolares.

A sorte que eu tenho aqui eh que o meu emprestimo tem juros fixos de 4.9% por 30 anos ou seja... o efeito inflacionario vai minimizar muito qualquer problema que eu tenha com a casa e a minha ideia e ter esse imovel aqui pra sempre.

Me estou preparando pra voltar ao Brasil e tenho pesquisado o custo de imoveis ao redor de SP - Jundiai, Sorocaba, Vinhedo... jah que vou pra SP a trabalho e moro fora da cidade pela minha familia, filhos etc.

Vejo imoveis de qualidade semelhante a minha casa aqui e os precos me parecem absurdos tomando em conta a realidade brasileira... $650 mil reais..$700.. $600... um absurdo considerando o salario no Brasil e a taxa de juros absurda cobradas no mercado brasileiro... A minha pergunta pro Forum eh a seguinte...

- a minha renda liquida no Brasil sera de ao redor de $13 mil reais... realisticamente quanto eu deveria investir em moradia? (conservadoramente falando)...

- com essa mesma renda... o maximo que eu deveria pagar pela minha casa seria $3900 reais por mes (30%)... faz sentido... que tipo de imovel eu compraria com esse valor...

Me impressionam os precos em brasilia.. a minha familia vendeu um apartamento na 204Sul fazem 2 meses por 750 mil... o apartamento eh pequeno apesar de ser 6 andar... mas eu achei o preco grotesco... como estava quitado pelo meu avo que infelizmente faleceu... a minha mae e tios o venderam com parte do cepelio.

eu acredito na bolha porque eu nao vejo como os precos se mantem com os salarios nos niveis atuais. O meu plano e voltar ao brasil alugar - comprar um terreno e construir... o que voces pensam disso.

6 comentários:

Unknown disse...

Bom Márcio no momento, o ideal para quem não tem o imóvel ainda em alguns casos é alugar algum apartamento ou casa.

Por exemplo, um aluguel de imóvel gira em torno de 0,5 à 1% do valor do imóvel por mês, ou seja, entre 100 a 200 meses pagando aluguel seria o preço do imóvel.

No entanto, como há uma bolha imobiliária, os preços de venda subiram muito e os alugueis não acompanharam e nem acompanharão, pois não possuem subsídio do governo, diferente das taxas de compra.

Tomamos como exemplo esse apto de 750 mil, o aluguel mínimo dele deveria ser R$3.800,00 reais, mas provavelmente alugá-lo hoje ficaria em torno de R$2.500,00, 0,33% do valor do imóvel. Assim vc pagaria o imóvel em mais de 300 meses apenas, anualmente da aproximadamente 4%, menos da metade do que qualquer empréstimo da caixa.

Como um conselho, alugar neste momento, em alguns lugares como brasília, é uma grande economia e investimento.

Espero que tenha ajudado.

Kleber disse...

Acho muito sabia a sua decisao, Marcio.

Um grnde abraco


Kleber S.

Imoveis Florianopolis disse...

Tambem achei muito sabia a decisao, parabens. Gostei do blog....

imoveis em itaborai disse...

sabia decisao tambem!!

Imóveis em Atibaia disse...

Parabéns!

Imobiliária em Vinhedo disse...

Muito bom mesmo..Parabéns!!